terça-feira, 18 de agosto de 2009

Motivações para os tempos de crise...


Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muito peixe há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo demorava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do sabor desse peixe. Para resolver este problema as empresas de pesca instalaram congeladores nos seus barcos. Eles pescavam e congelavam o peixe em alto-mar e os congeladores permitiam que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto-mar por muito mais tempo. Os japoneses conseguiram notar a diferença entre o peixe fresco e o congelado e, é claro, eles não gostaram do sabor do peixe congelado. Entretanto, o peixe congelado veio tornar os preços mais baixos. Então as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e colocar esse peixe nos tanques mas depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Os peixes chegavam vivos, porém cansados e abatidos.
Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto. Por não se mexerem durante dias o peixe perdia a frescura e, consequentemente, o sabor. Os consumidores japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe "apático".Como é que os japoneses resolveram este problema? Como é que eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de pura frescura? Se estivesse a fazer consultadoria para a empresa de pesca, o que recomendaria? Antes da resposta, leia o que vem abaixo:
Normalmente quando as pessoas atingem os seus objectivos, tais como, quando encontram uma namorada maravilhosa, quando começam com sucesso numa empresa nova, quando pagam todas as suas dívidas ou o que quer que seja, elas perdem a sua paixão, podem começar a pensar que já não precisam trabalhar tanto e então relaxam. Essas pessoas passam pelo mesmo problema do vencedor da lotaria que gasta todo o seu dinheiro, o mesmo problema dos herdeiros que nunca crescem. Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples…
“O homem progride, estranhamente, somente perante um ambiente desafiador. ‘ Quanto mais inteligente, persistente e competitivo é, mais gostará de um bom problema. Se os nossos desafios são de uma dimensão correcta e conseguimos, passo a passo, conquistar esses desafios, ficamos bastante satisfeitos. Pensamos nos nossos desafios e sentimo-nos com mais energia. Ficamos excitados e com vontade de tentar novas soluções. Divertimo-nos. Ficamos mais vivos! Então, para conservar o sabor de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam o peixe dentro de tanques, nos seus barcos pesqueiros, mas, também juntam um pequeno tubarão a cada tanque. O tubarão come alguns peixes mas a maioria dos peixes desembarca "muito vivo" e fresco... tudo porque os peixes são desafiados nos tanques. Portanto, como norma de vida, ao invés de evitar desafios precisamos pular para dentro deles, alimentar o jogo. Se os nossos desafios são muito grandes e numerosos, não podemos desistir, basta alguma reorganização! Para isso precisamos ir em busca de mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Quando se alcança um objectivo basta colocarmo-nos num objectivo maior. Há que criar um sucesso pessoal e não nos acomodarmos a ele. Nós temos recursos, habilidade e destreza suficientes para fazer a diferença.
"Ponha um tubarão no seu tanque e veja o quão longe realmente pode chegar."

1 comentário:

  1. Me gustó, me gustó mucho, verdaderamente cualquier ser vivo es complejo. Será esta solución posible, si la trasladamos al grupo humano denominado "políticos"? De ser así, por favor, que alguien meta un tiburoncito. Saludos, felices vacaciones.

    ResponderEliminar